A seção Educação no Mundo apresenta políticas educacionais de vários países do mundo. As políticas são organizadas por tema. O objetivo aqui é apenas um: discutir a qualidade dessas políticas.
2. Políticas educacionais que visam à equidade
25/05/2011
Irlanda
O Departamento de Educação e Ciência da Irlanda tenta resolver o problema da desigualdade em Educação por meio da alocação de recursos adicionais para as escolas que estão localizadas em áreas com carências socioeconômicas consideráveis. Delivering Equality of Opportunity in Schools (DEIS), o plano de ação para a inclusão escolar, prevê um sistema padronizado para identificar os níveis de desvantagem e um sistema integrado de apoio às escolas (School Support Programme, SSP). Como resultado dos processos de identificação e revisão, 679 escolas primárias foram incluídos no SSP. O plano DEIS teve início em 2006 e está sendo implementado em etapas.
Abaixo algumas formas de suporte oferecidas pelo DEIS às escolas de ensino primário (equivalente aos anos iniciais do Ensino Fundamental) e de ensino pós-primário:
- Relação aluno-professor reduzida nas escolas primárias localizadas em áreas urbanas com mais desvantagem;
- Bônus com base no nível de desvantagem da escola;
- Financiamento adicional para a compra de livros escolares;
- Acesso aos programas de alfabetização;
- Suporte no planejamento escolar e em programas de desenvolvimento profissional.
Indicadores educacionais e IDH da Irlanda: Pisa – leitura (2009): 496 pontos / Pisa – ciências (2009): 508 pontos / Pisa – matemática (2009): 487 pontos / taxa de alfabetização – pessoas de 15 anos ou mais (2007): 99% / taxa líquida de matrícula no ensino primário (2008): 97,1% / Índice de Desenvolvimento Humano (2010): 0,895.
Fontes: EACEA / Pisa 2009 / Human development report 2009 / United Nations Statistics Division, Department of Economic and Social Affairs, Millennium Development Goals Indicators – 2009 / Pnud 2010.
28/04/2011
Bélgica (comunidade flamenga)
A partir de 1 de setembro de 2002, existe um mecanismo de suporte para crianças em uma situação desfavorável e que as faria não estar em uma condição de igualdade de oportunidades na Educação. Um apoio extra para necessidades adicionais nas escolas foi disponibilizado. O apoio destina-se a escolas que têm um número bastante grande de alunos com determinados indicadores socioeconômicos – alunos de classe socioeconômica mais baixa. Este suporte adicional consiste, principalmente, em períodos letivos complementares.
Indicadores educacionais e IDH da Bélgica: Pisa – leitura (2009): 506 pontos / Pisa – ciências (2009): 507 pontos / Pisa – matemática (2009): 515 pontos / taxa de alfabetização – pessoas de 15 anos ou mais (2007): 99% / taxa líquida de matrícula no ensino primário (2008): 98,6% / Índice de Desenvolvimento Humano (2010): 0,867.
Fontes: Education at a Glance 2010 / Pisa 2009 / Human development report 2009 / United Nations Statistics Division, Department of Economic and Social Affairs, Millennium Development Goals Indicators – 2009 / Pnud 2010.
1. Remuneração de professores
13/04/2011
Chile
Os salários dos professores no Chile são baseados em 18 componentes. Os componentes consideram o local de trabalho, tempo de serviço, uma avaliação individual do professor, cursos de formação, responsabilidade, o desempenho da escola no Sistema Nacional de Avaliação de Desempenho (SNED), avaliação externa do governo, dentre outros aspectos. Há um acréscimo de salário, por exemplo, para professores que atuam em difíceis condições de trabalho, como em áreas com alta criminalidade.
Esses componentes visam influenciar o comportamento da escola e dos professores, fornecendo incentivos para características que podem favorecer o aprendizado do aluno (como experiência, cursos de formação e uma boa avaliação individual) assim como buscam dar estímulo para os professores que atuam em difíceis condições de trabalho, buscando evitar a escassez de professores em determinadas áreas e, consequentemente, tentando garantir um aprendizado adequado a todos.
Indicadores educacionais e IDH do país: Pisa – leitura (2009): 449 pontos / Pisa – ciências (2009): 447 pontos / Pisa – matemática (2009): 421 pontos / taxa de alfabetização – pessoas de 15 anos ou mais (2007): 96,5% / taxa líquida de matrícula no ensino primário (2007): 94,5% / Índice de Desenvolvimento Humano (2010): 0,783.
Fontes: Pisa 2009 / Human development report 2009 / United Nations Statistics Division, Department of Economic and Social Affairs, Millennium Development Goals Indicators – 2009 / Pnud 2010.
06/04/2011
Finlândia
Um novo sistema salarial foi implementado para profissionais de Educação em 2007. Os salários anteriores eram baseados no número de horas de ensino e anos de serviço. No novo sistema, os salários são baseados em tarefas e seus requisitos, nos resultados do trabalho, no profissionalismo do pessoal e na experiência de trabalho. Além disso, um bônus pode ser pago com base nos resultados da instituição. Há também espaço para a flexibilidade local no sistema de salário. O Sindicato da Educação espera que os empregadores, isto é, as autoridades locais, venham a fazer um uso mais freqüente desta oportunidade de pagar seus funcionários mais do que os salários mínimos determinados em acordos nacionais. Segundo a OCDE é muito cedo para determinar o impacto quantitativo do novo sistema de salário da Finlândia.
Indicadores educacionais e IDH do país: Pisa – leitura (2009): 536 pontos (3º) / Pisa – ciências (2009): 554 pontos (2º) / Pisa – matemática (2009): 541 pontos (5º) / taxa de alfabetização – pessoas de 15 anos ou mais (2007): 99% / taxa líquida de matrícula no ensino primário (2008): 96,2% / Índice de Desenvolvimento Humano (2010): 0,871.
Fontes: Education at a Glance 2010 / Pisa 2009 / Human development report 2009 / United Nations Statistics Division, Department of Economic and Social Affairs, Millennium Development Goals Indicators – 2009 / Pnud 2010.
República Checa
Os funcionários públicos da República Checa são remunerados de acordo com escalas salariais. As escalas têm 16 categorias (de acordo com a complexidade do trabalho) e 12 etapas (de acordo com o tempo de serviço). Todos os professores que estão plenamente qualificados têm direito à progressão salarial dentro da escala salarial, independentemente do tipo de contrato ou da forma da relação de emprego. No entanto, a remuneração dos professores é inferior a de outros grupos de trabalhadores (do serviço de saúde, por exemplo). Os profissionais de Educação são colocados no intervalo entre as categoria 8 e 13, com a categoria 14 sendo utilizada apenas em circunstâncias excepcionais (fonte: Education at a Glance 2010).
Indicadores educacionais e IDH do país: Pisa – leitura (2009): 478 pontos / Pisa – ciências (2009): 500 pontos / Pisa – matemática (2009): 493 pontos / taxa de alfabetização – pessoas de 15 anos ou mais (2007): 99% / taxa líquida de matrícula no ensino primário (2006): 89,6% / Índice de Desenvolvimento Humano (2010): 0,841.
Fontes: Education at a Glance 2010 / Pisa 2009 / Human development report 2009 / United Nations Statistics Division, Department of Economic and Social Affairs, Millennium Development Goals Indicators – 2009 / Pnud 2010.
Penso que o Brasiltem mesmo muito a aprender com outros países, sobretudo, é bom lembrarmos que o Brasil adota mmodelos, mas não muda no investimento, ou seja, os investimentos em educação ainda saõ parcos.
Para haver mudança é preciso um conjunto de fatores: formação, valorização dos professores, escolas equipadas, saúde, lazer especialmente porque isso reflete-se na escola..Um país de corrupçaõp como o nosso em que o desvio do dinheiro público não é motivo de revolta da população, pode demorar muito a oferecer educação no sentido amplo, até porque isso naõ interessa aos políticos corruptos e à eleite, hierarquia que está no poder.
É ISSO MESMO CLEMILDA!!! FALOU TUDO!!!
O BRASIL PRECISA CORRER ATRÁS DA MELHORA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO… DO APERFEIÇOAMENTO E ESPECIALIZAÇÃO DOS PROFESSORES COM PERSEVERANÇA E DESTAQUE AJUDANDO E VALORIZANDO ESTES EDUCADORES… TODOS OS ALUNOS DE TODAS AS CLASSES SOCIAIS DEVEM E PRECISAM TER ENSINO DE QUALIDADE… NÃO PODEMOS FICAR NESTE RITMO LENTO… NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DOS TEMPOS… ESTAMOS MUITO ATRASADOS… PRECISAMOS DE PROFESSORES EXCELENTES, BEM MOTIVADOS E BEM REMUNERADOS… OS ESTUDANTES TAMBÉM PRECISAM DE ESTÍMULOS E MOTIVAÇÃO PARA DESENVOLVEREM E DESCOBRIREM SUAS APTIDÕES… NECESSITAM DE VALORIZAÇÃO E COMPETITIVIDADE CRIATIVA NAS DIVERSAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO… É IMPORTANTE SENTIR PRAZER EM APRENDER E PESQUISAR…ISTO LEVA A IDENTIFICAÇÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL E DA INCLUSÃO NO ATUAL E FUTURO MERCADO DE TRABALHO NACIONAL E INTERNACIONAL…
Gostariamos de manter contato por telefone com os senhores
Nosso email: margarida@interrio.com
Solicito informações sobre existencia curso ou seminario sobre educação no Chile, administração e remuneração professores
Att
Margarida