Estudando
O “Estudando” tem como objetivo trazer números e análises que auxiliem na discussão de temas relacionados à Educação.
Todas as análises do Estudando têm formato semelhante: na introdução, são apresentadas as posições de três especialistas sobre o tema estudado, seguida por uma análise de diversos números relacionados ao tema e, ao final, há uma entrevista ou análise crítica de uma pessoa que estuda ou é ligada de alguma forma ao assunto estudado. Como o objetivo é promover o debate, a escolha dos especialistas e autor da análise crítica (ou entrevistado) busca trazer opiniões diversas a respeito do tópico em foco.
O Estudando tem a característica de ser uma análise breve e objetiva sobre alguns indicadores do tema estudado. Por isso, ao final de cada estudo são disponibilizados alguns links para quem quiser se aprofundar mais no assunto.
Estudando Nº 2 – Lições em Educação: Parte I – Pré-escola e fluxo escolar adequado
–
–
–
Excelência com Equidade
Em julho de 2012, como resultado de uma parceria entre mim e o jornalista Antonio Gois, o jornal O Globo publicou a série de reportagens Aula de Excelência na Pobreza, que foi contemplada com o Prêmio Esso de Jornalismo e com o Prêmio Imprensa Embratel na categoria Educação. Nessa série, foram selecionadas 82 escolas públicas brasileiras que, em 2009, estavam entre as 25% que atendem alunos com menor nível socioeconômico no país e, ao mesmo tempo, atingiam um Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) igual ou superior a 6 (meta do governo brasileiro para todas as escolas em 2022). A visita dos jornalistas a algumas dessas escolas apontou indícios de quais foram as características e ações que ajudaram essas escolas a ter êxito.
A série de reportagens, com seus achados e repercussão positiva, motivou a Fundação Lemann e o Itaú BBA a estudarem o tema em maior profundidade e com o rigor metodológico de uma pesquisa. Em dezembro desse ano, foi lançado o estudo qualitativo do Excelência com Equidade (coordenado pela professora Regina Madalozzo e por mim), enquanto, em setembro de 2014, foi lançado o estudo quantitativo (coordenado pela professora Raquel Guimarães e por mim). O objetivo dos estudos é mostrar as características comuns e as lições de escolas que, mesmo em condições adversas, conseguem garantir o aprendizado dos alunos.
Ernesto,
De vez em quando acontecem coisas no Brasil que me deixam animada. O seu portal é uma delas.
Ver uma pessoa jovem e brilhante como você escrever sobre educação de forma tão competente e independente, ainda por cima em um canal como este, onde a gente pode ler e reler os temas e analisar os comentários: é muito alentador.
Parabéns! É a sua geração que vai mudar o Brasil. Mesmo ainda tendo um nivel educacional geral tão ruim, a cada % que o contexto melhora, aumentam as chances de aparecerem pessoas como você!
Ilona
nao quero que meu filho reprove quero que ele siga em frente…tenho direito em pedir isso.