O portal Estudando Educação é um espaço para discussão sobre Educação pautado em números e indicadores. É coordenado por Ernesto Martins Faria, coordenador de projetos da Fundação Lemann. O objetivo aqui não é apontar caminhos para a Educação no Brasil, mas sim apresentar números e análises em relação a temas relevantes, que auxiliem na fundamentação da discussão.
Ernesto é graduado em Ciências Econômicas pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (2008), com extensão em Econometria Aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP, 2012) e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP, 2015). Especialista em cálculos e análises de indicadores educacionais, foi coordenador de conteúdo técnico no Todos Pela Educação, analista de novos projetos acadêmicos no Insper, e fez consultorias para diversas instituições, entre as quais o Cedac, o Instituto Arte na Escola e a Unesco. Hoje é Coordenador Especialista na Fundação Lemann, onde desenvolve e coordena pesquisas em educação.
Entre os seus principais projetos, construiu conjuntamente com Irineu Gianesi o plano de negócios das faculdades de Engenharia do Insper lançadas em 2015; desenvolveu análises estatísticas que subsidiaram a série de reportagens “Aula de Excelência na Pobreza”, vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo 2012 na categoria Educação e do Prêmio Imprensa Embratel de Jornalismo 2012 na categoria Educação; coordenou de 2012 até março de 2015 o desenvolvimento e as ações do portal QEdu, o maior portal de dados educacionais do país e reconhecido com o Prêmio Mário Covas 2013 na categoria Governo Aberto e o Prêmio A Rede 2014 na categoria Educação; coordena os estudos da série Excelência com Equidade, que investiga as práticas e estratégias das escolas que obtêm bons resultados com alunos de baixo nível socioeconômico.
E-mail para contato: ernesto.faria@gmail.com
[…] para os desafios, mostrando oportunidades, e partilhando resultados. Quem irá apresentar o QEdu é Ernesto Faria, coordenador de Projetos da Fundação […]